2005/10/22

Nils

Aceitar o desafio de falar das minhas estantes é, um pouco, abrir as portas de casa. Não invadem toda a casa, reúnem-se numa só sala para a conquistar um dia. As minhas estantes guardam-me esquecido. Nelas estou... No Jung, no Freud, no Mircea Eliade, no Bret Easton Ellis, no Shandy... E em outros, mas nos três primeiros sublinhado.



Estou nos retornos e nos espaços que não existem nelas mesmas e que acabarão por aparecer, para caber outro... Prevalece a ficção! Adoro Literatura e é ela, para lá de todos os outros livros, que me faz sentir como se mostrasse a minha sanita depois da descarga e antes da intervenção do piasaba (piaçá?). Gosto também dos livros que me fazem sentir místico, uma espécie de mago de tanta mágoa, dos que me fazem sentir sábio e esotérico. De livros para a chuva (como os de Conan Doyle) e para dias de sol (como os de O'Neill).



Gosto das lombadas da Sophia Mello Breyner Andersen como de popas de navios que partem e dos romances de Douglas Coupland como s ombras de aviões que aterram. As colecções (Autores Portugueses Contemporâneos, Grandes Clássicos da Literatura Portuguesa, História dos Municípios e Freguesias de Portugal, etc.), muitas do planeta Agostini, invadem como marcianos espaços de livros por ler e espaços de livros já lidos. As colecções poupam-se nos cafés para se gastar na papelaria e houve o tempo em que eram pagas pelos pais, o que não foi há tanto assim. Por ler deitados, já lidos de pé. Assim se arruma alguma tralha. Para os pôr ler há também caixotes do IKEA estantes. Tenho tudo muito arrumado como os diários de uma adolescente apaixonada. Por disciplinas (vulgo Livros Técnicos) e nacionalidades (Literatura). Tudo indiferenciadamente de Cristo em diante, com muito pouco de anterior. Romances sem poesia são não literatura e tenho alguma no meio de poetas e grandes escritores. Nada possuo, estou ou estou para ser, fui, sou e hei-de ler. Perante a tentação não me cegaria, este o meu pecado.



Nils ou Livros de Próspero

3 Comments:

Blogger nils said...

Admito que por cá passei muitas vezes a ver se me (re)via...Cá estou!Obrigada Jacky, pelo post, pelas palavras no blog e pelo e-mail...Obrigada ainda pela publicação do texto...Se estiver autorizado hei-de mandar mais...Mas exijo um comentário da autora do Blog... Combinados?

22/10/05 23:05  
Blogger claudia said...

Gostei do tipo de leitura (Yung, Freud).. São meus prediletos!

23/10/05 14:49  
Blogger jacky said...

Pedro, não escrevi nada porque o teu texto já dizia tudo! Mas se quiseres posso comentar o teu texto! Escreve sobre as tuas leituras sempre que quiseres será um prazer publicar-te!

23/10/05 19:55  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home